Ao longo de todos estes anos, percebemos que a grande maioria dos nossos clientes chegava até nós com os mesmos problemas comuns. Vimos também que enquanto empresa multidisciplinar, tínhamos todos os recursos disponíveis para criar um produto que resolvesse todas essas questões de uma só vez.
Na nossa opinião, todo o processo, desde a arquitectura à construção, não é claro para a maioria das pessoas e como tal, queremos que esteja informado sobre todos os procedimentos, de forma a ajudá-lo a escolher, de forma sustentada, a melhor solução para si.
Sabe quais são as 5 principais preocupações dos clientes que pensam em construir casa?
- 1 – Desconhecimento do Processo
- 2 – Derrapagem Orçamental
- 3 – Incumprimento de Prazos
- 4 – Burocracia
- 5 – Receio de um resultado final que não cumpra as expectativas
Você revê-se em algum destes pontos?
Se sim, veja a seguir como poderá ficar ter a casa dos seus sonhos, sem preocupações!
1 – PROCESS
Desde a Idealização até à Conclusão da Obra, o processo passa por diversas fases e intervenientes, porém se compreender qual a sequência lógica conseguirá saber sempre onde se encontra e o que ainda falta.
Então, como é que tudo isto se processa?
Normalmente chegam, até à Buildcare, dois ou três tipos de Cliente com o objectivo de construir uma Casa, ou seja, o Cliente que já tem um terreno, o Cliente que tem um terreno em vista mais ainda não o adquiriu e até mesmo quem ainda nada encontrou, apenas sabe o que pretende.
Neste último ponto, a Buildcare dá toda a acessoria para que o terreno ideal seja encontrado indo ao encontro das suas necessidades.
Porém, se já tem uma opção escolhida, o terreno em questão vai ser analisado pela nossa equipa de arquitectos e engenheiros, de forma a poder perceber a viabilidade de adaptarmos as intenções do cliente (programa) a esse mesmo terreno.
Porque é tão importante a análise de uma equipa especializada?
Primeiramente, é realizado um estudo no Plano Director Municipal e respectivo regulamento de forma a sabermos a possibilidade de construção e em que condições. Por exemplo, nesta análise conseguimos saber se o terreno está apto para uma habitação, de quantos pisos, alinhamentos dominantes, índices de construção, e outras condicionantes que poderão ditar a qualidade do investimento no terreno.
Partindo do pressuposto que o terreno e todos os seus aspectos condicionantes se adequam e enquadram nas pretensões do Cliente, e após obter uma detalhada análise dos seus gostos e vontades, é realizado um estudo prévio que irá definir uma volumetria base de implantação.
2- CONTROLO ORÇAMENTAL
A partir daqui é apresentada uma estimativa orçamental, que contem os custos do projecto de arquitectura/licenciamento, especialidades, taxas, licenças, construção e decoração do espaço.
Sabendo o limite máximo que o Cliente pretende despender em todo o processo (budget), é calculado o máximo que poderá ser gasto em obra, para que a equipa de arquitectura possa criar o seu projecto, cumprindo rigorosamente o valor definido para a construção, incluíndo o valor definido para recheio (mobiliário e decoração).
Todos os custos são categorizados e o planeamento é realizado tendo como tecto o valor estipulado para cada categoria.
Desta forma, saberá a todo o momento o nível de cumprimento dos diversos sub-orçamentos, por parte da nossa equipa.
A importância do Mapa de Quantidades
Após todos sabermos qual o montante estipulado para a Construção, após o desenvolvimento do Projecto de Arquitectura e das Especialidades, é criado um mapa de quantidades, categorizado pelos diferentes tipos de trabalho a executar, onde constam os seguintes elementos:
- Descrição da Tarefa;
- Nome dos materiais a utilizar;
- Preço por metro quadrado, metro linear ou unidade, consoante o tipo;
- Definição das quantidades;
- Preço Total
Este mapa dará, com rigor, o preço a pagar até ao final da obra. Desta forma poderá, numa fase inicial pedir as alterações de determinados materiais ou tarefas, jogando com o orçamento disponível.
Este mapa é crucial para o rigor da execução da obra, qualquer que seja o construtor a realizá-la.
Se a Buildcare for apenas contratada para a elaboração dos projectos, a criação deste documento irá permitir uma resposta uniforme e rigorosa, em concurso de empreitada, dos diferentes candidatos ao trabalho de construção.
3 – CONTROLO DOS PRAZOS
Da mesma forma que é realizado um planeamento rigoroso do orçamento, de forma categorizada, também é elaborada uma calendarização de cada uma das fases.
Com a experiência de centenas de projectos aprovados e obras realizadas, temos já forma de garantir os prazos que estipulamos para todo o processo, transmitindo-os, de forma transparente e honesta ao Cliente.
É certo que nem todos os prazos dependem de nós, uma vez que durante o processo estão envolvidas entidades de aprovação e regulamentação (Câmaras Municipais, Serviços de Finanças, Registos Prediais). Porém, a experiência na gestão e acompanhamento dos processos fará com que estes prazos sejam mais controláveis, de forma a ser cumprido todo o planeamento inicial.
4 – BUROCRACIA
A maioria das pessoas tem receio de toda a parte burocrática envolvida no seu projecto e obra.
Conforme mencionado no ponto anterior, todo o processo terá obrigatoriamente de passar pelas entidades reguladoras de cada um dos aspectos envolvidos, ou seja, Câmara Municipal, Serviço de Finanças (em alguns casos), Registo Predial (em alguns casos), ou outras entidades que sejam necessárias consoante a tipologia da construção.
Até há uns anos atrás, estas entidades não tinham prazos definidos, deixando ao sabor da maré os tempos de análise e aprovação dos projectos. Saiba que hoje em dia, existem prazos legais para as respostas e que um bom acompanhamento por parte da equipa de projectistas, resultará no bom resultado, dentro dos prazos definidos.
A verdade é que cada entidade, na grande maioria dos casos, tem regulamentos específicos e que o seu desconhecimento lhe fará perder tempo e dinheiro.
O Serviço Chave na Mão permite que o processo passe por todas estas entidades sem que o Cliente tenha de suar ou de sequer se preocupar.
Aqui, o responsável pelo projecto é mandato para o efeito, para que você não perca o seu tempo em algo que não controla.
Quem já passou por um licenciamento conseguirá falar sobre as diferenças que existem entre uma boa ou má acessoria, neste aspecto.
5 – RESULTADO FINAL
Todo o processo é acompanhado pelo Cliente, através de diversos elementos, contudo, a Buildcare dispõe um serviço apenas disponível aos Clientes Chave na Mão, que lhes permite “estar” na Casa mesmo antes de ela ser construída.
Sim, estamos a falar da Realidade Virtual.
Quais as vantagens deste serviço?
Sabendo que este era um dos principais receios de todos os cliente, a Buildcare desenvolveu uma forma que permite ao Cliente:
– Definir e aprovar configurações, cores, materiais;
– Alterar cores e materiais, em tempo real.
– Ver a incidência solar ao longo de todo o dia, no interior da sua casa;
– Ver a iluminação artificial de todos os espaços no período da noite;
– Ver a decoração do espaço, mobiliário escolhido, texturas, o ambiente…
Nas nossas instalações poderá ter uma experiência totalmente imersiva, conseguindo até caminhar pela sua casa em realidade virtual.
Desta forma, a aproximação à realidade é quase total e saberá por isso com o que poderá contar no final.
A segunda parte deste processo é o rigor na sua execução, com equipas especializadas, para que expectativa e realidade seja como um só.

Um Serviço Premium como o Chave na Mão é poder se preocupar com o que realmente importa, deixando todo o desenvolvimento e execução do seu sonho a cargo da Buildcare.
Todo o processo será acompanhado e aprovado por si, nos momentos chave, para que nada lhe passe despercebido.
Para ajudá-lo a cumprir o seu sonho, deixe aqui os seus dados que a nossa equipa entrará em contacto consigo
Descubra aqui o nosso serviço:
Chave na Mão Buildcare