Casas Contentor
As 5 vantagens

 

Conheça as 5 principais vantagens das Casas Contentor e porque ínúmeras famílias já vivem nas suas casas modulares.

 

De dia para dia, cada vez mais famílias estão a adoptar este método das casas contentor, na construção das suas habitações, em detrimento da construção dita tradicional.  

Aqui iremos-lhe apresentar quais as razões para este sucesso, qual o processo, características e todas as vantagens desta solução construtiva.

 

 

SEGURANÇA

 

Quando os contentores marítimos foram originalmente criados, foram projetados com a modularidade em mente.

Foram obrigados a projectar os contentores para resistirem a todos os tipos de impacto, enquanto viajam por alguns dos climas mais severos do mundo.

De água salgada a temperaturas congelantes, os contentores de transporte marítimo foram criados para lidar com os piores dos cenários, enquanto protegem algumas das cargas mais preciosas do mundo.

A nível estrutural, estão preparados para diversas sobreposições, sendo, por exemplo, a carga máxima suportada por apenas um contentor de “40 pés high cube” é de 26,5 toneladas, podendo, por isso, ser adaptado a habitação com o máximo de segurança e sem qualquer preocupação

 

 
PREÇO

 

É de salientar que um serralheiro ganha à hora bastante mais do que, por exemplo, um pedreiro. Tal facto faz encarecer de uma forma significativa o preço final da construção com contentores marítimos.

Por outro lado, tendo Portugal uma larga tradição em construção com betão armado, a facilidade de se encontrar um serralheiro industrial é mais reduzida do que em países como Japão ou os Estados Unidos da América, onde a construção metálica é mais comum.
Contudo, a rapidez construtiva, a modularidade, entre outros factores, compensam este acréscimo, conseguindo que, comparativamente à construção dita tradicional, em betão armado, os custos poderão ser ligeiramente inferiores.

Contabiliza-se que, para a mesma casa, com os mesmo acabamentos, a poupança ronda os 10% a 20%

 

RAPIDEZ

Um contentor pré-fabricado para habitação torna o processo de construção muito mais simples e é mais eficiente do que nunca.

Então, para quê gastar anos a construir, quando poderiam levar meses?

Durante o tempo que existe um trabalho em obra de preparação do terreno para receber as novas estruturas, os contentores estão a ser produzidos em estaleiro especializado, de forma a estarem praticamente finalizados no momento do transporte para a obra.
Desta forma, poupam-se meses sendo por isso normal que uma obra em contentores marítimos esteja em pronta em menos de metade do tempo que estaria se fosse em construção tradicional.

 

SUSTENTABILIDADE

 

Quando se trata de métodos e materiais de construção, existem poucas alternativas tão duráveis, portáteis e sustentáveis, uma vez que o material utilizado pelas companhias navais passa a ser reutilizado com uma nova função.

Com a utilização deste tipo de estrutura também se reduzem o uso de materiais como o cimento, tijolos, água, areia, materiais estes que, ou são recursos naturais ou provém de recursos naturais.

Além do próprio contentor ser feito de um material sustentável, é possível manter até 90% do solo permeável, pois os pontos de apoio que os contentor necessita são mínimos, ou seja, pode-se conservar a geografia do terreno praticamente intacta.

 

 

VERSATILIDADE

 

A construção modular não é uma ideia nova, mas muitas vezes quando as pessoas pensam em modular, elas pensam em temporário e temporário muitas vezes significa lixo.

Mas com contentores marítimos, modular significa apenas flexibilidade sem comprometer a qualidade.

A nível projectual necessitamos de ter em mente apenas que estamos a trabalhar com módulos, quase como se fosse peças Lego. O módulo mais utilizado é contentor de 40 pés, cerca de 12m x 2,70m.

O trabalho consiste na conjugação destes módulos, acrescentando ou retirando conforme as necessidades, e configurando de acordo com a implantação possível e desejada.
Em fase de obra, enquanto se preparam o terreno e as fundações, os módulos estão a ser preparados num estaleiro num espaço coberto e iluminado, que traz diversas vantagens, como por exemplo:

  • Os módulos estão protegidos contra as condições climatéricas, salvaguardando assim mais a integridade de todos os elementos.
  • Os trabalhadores não estão sujeitos às adversidades climatéricas que constituem factores condicionantes em termos de produção;
  • Permite que as jornadas de trabalho sejam mais longas, especialmente no Inverno;
  • Há a possibilidade de uma maior capacidade de controlo dos defeitos de produção;
  • Permite um melhor controlo da higiene e segurança no trabalho;
    Assim que estão concluídos, são transportados para a obra, assentes, unidos e acabados.

A construção modular pré-fabricada é uma forma mais versátil e previsível de construir.

 

 

CONCLUSÃO

 

Após compreender que a estética, a segurança, o tempo de construção e até o próprio orçamento são elementos que não ficam comprometidos, abre-se um mundo de possibilidades.
É certo que poderão existir algumas limitações a nível da organizacional uma vez que estamos limitados a módulos base com dimensões definidas, porém um bom trabalho da equipa de projectistas, com a conjugação dos diversos módulos, torna este factor praticamente nulo.
Não se esqueça que qualquer edifício de construção modular passa pelos mesmos trâmites legais camarários que qualquer licenciamento de construção tradicional, tendo, por isso, que cumprir normas organizacionais, acessibilidades, térmico, acústico, estrutural, entre outras especialidades necessárias.

 

Se acha que poderá ser uma possibilidade, ou se pretender mais informações, entre em contacto

 

 

Conheça a solução que temos para si

todos os conteúdos, em primeira mão

Receba semanalmente no seu email, toda a informação, da arquitetura à construção

Helder Cruz

LOGO-BUILDCARE_pt_png

Obrigado!

Dados registados com sucesso!

Verifique por favor a sua caixa de email.

Note que o email poderá se encontrar nas aba das Promoções ou até mesmo no Spam